Acho que desde que me entendo como mulher, sempre tive fixação por sapatos, afinal eles são um símbolo de feminilidade, de poder e o mais importante, um acessório indispensável não só para conquistar o príncipe encantado, mas para ser feliz.

Sim amadas, o sapato é muito mais que um item de vestuário, é uma extensão da psicologia da mulher, até porque segundo Freud trabalhamos com um conceito chamado “princípio do prazer” onde sempre preferimos sentir prazer ao desprazer. Acho que os sapatos, assim como a busca pelo príncipe nos dá prazer e isso nos leva a fixação, ou seja, repetição de algo prazeroso para prolongar este prazer. Desta forma o consumismo é nada mais que do que uma válvula de escape equivalente a um oásis, uma fuga dos problemas reais.

Quando isso começou? Quando a Cinderela teve que comer o pão que o diabo amassou e num passe de mágica, um sapatinho de cristal transformou a gata borralheira em princesa. Sim, amadas, um simples sapato permitiu uma transformação instantânea, e até hoje se você trocar as rasteiras por um salto Luis XVI e outra mulher surge na frente do espelho.

cinderela-sapato-cristal-23831

Ainda na historinha, a princesa perde o sapato, e tem que esperar o boy magia trazê-lo de volta, ou seja o sapato torna-se não apenas um meio de transformação mas o local onde esta nossas esperanças de felicidade, a realização dos nossos sonhos, de achar O HOMEM da nossa vida, nosso príncipe. Hoje em dia, muitas mulheres se contentam que o final feliz seja um cara que pague a conta do jantar e foda ao menos de forma satisfatória no fim do encontro.

Depois das princesas, vieram os filmes de Hollywood. Quem não conhece “O mágico de Oz” onde Dorothy sai em uma viagem mágica em busca de fortalecer sua confiança. O que a ajuda a realizar seus sonhos? Um sapato baphônico de rubi. Mais uma vez o sapato torna-se um item de segurança, de realização dos desejos e sonhos femininos.

ruby-slippers-wizard-of-oz

Nas festas de quinze anos de antigamente, as meninas tornavam-se mulheres, porque somente a partir deste evento eram autorizadas a usar saltos. Ou seja, a partir dali, era a hora de ser mulher, ir a caça de seu príncipe encantado e ser feliz, sempre arrasando na ponta do salto.

Depois das princesas medievais, dos filmes da década de 20, e de muitas lutas feministas, surgiram as mulheres modernas, personificadas na eterna vanguardista e colunista Carrie Bradshaw, interpretada pela atriz Sarah Jessica Parker, em Sex and the City. Novamente vemos o estereótipo da princesa, pois para ela, os sapatos são uma espécie de terapia, uma realização, uma forma de resolver as angústias, tristezas e medos da modernidade e da solidão feminina em tempos de escassez de príncipes. Ao comprar seus sapatos,   o dia ganha um final feliz para sempre, não importando a navalhada do cartão no fim do mês.

Sex-City-Movie

Os sapatos para as mulheres não são apenas um item funcional. Meu marido, por exemplo, tem apenas três pares de sapato, praticamente iguais, mesmo modelo, mesma cor, e para ele isso é o suficiente. Para nós, além do prazer, da ostentação e instigar a inveja feminina, ele é um item que mantém viva em nossa cabeça a ideia que ainda somos princesas, independente da idade que temos.

ankle-boot-preta-couro-rend

Ou seja, a busca pelo sapato perfeito para uma ocasião especial nada mais é do que a analogia em achar o par para a vida toda. E o que não faltam são opções: Gucci, Charles Jourdan, Christian Dior, Chanel, Prada… o mercado está cheio, meuamô.  É só procurar o que te torna mais poderosa. E quem for capaz de abrir mão do salto que ataque o primeiro Louboutin no meu closet.

Beijinhos !!!!!!!!!!!!!!!

Escrito por Samia Bellezia

Samia Bellezia é mulata, travesti e passista de escola de samba. Com ela não tem meio termo, o negócio é ser clara, direta e objetiva, doa a quem doer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s