Essa semana me peguei pensando sobre amizades.  Depois de nossa família de sangue, os amigos são aqueles que escolhemos para passar nossas vidas, compartilhar experiências, pedir e dar conselhos.  Fazem parte do nosso clube, aquele que não chega a ser da Luluzinha, mas Bolinha nenhum entra a não ser que todos concordem.

batman-bestfriend-friendship-girls-superman-Favim.com-280102

Ao longo de minha vida, tenho orgulho de dizer que já fiz muitas amizades.  Já desfiz muitas também.  Leonina com ascendente em touro, tenho uma grande tolerância, mas também tenho meu orgulho.  Quando tomo uma decisão, está tomada e sacramentada.  De cada pessoa que passou na minha vida, tenho boas lembranças, aprendi lições significativas e, acima de tudo, descobri que existem limites que não tolero que sejam ultrapassados.

Não quero dizer com isso que se a pessoa não seguir determinado padrão que simplesmente a excluo da minha vida.  Muito pelo contrário.  Acredito que todos são capazes de errar.  A dificuldade maior, como qualquer relacionamento, está em saber pedir desculpas.  Mais do que isso, está na capacidade de se comunicar.

O que quero dizer é que se tem algo sobre meu amigo que me incomoda, quero ter a liberdade para falar abertamente, esclarecer porque aquela atitude me magoa.   O mesmo vale quando erro: quero ouvir o outro lado e saber onde podemos melhorar, porque é isso que torna uma amizade forte e duradoura.

Foi assim que construí as poucas e verdadeiras amizades que tenho hoje. Com todas já briguei, já me magoei.  Já desabafei, já pedi colo, já ofereci um abraço amigo.  E por que ainda estamos juntos?  Uma simples regra:  sabemos falar o que nos incomoda.  E ninguém se ofende com isso, porque quem mais senão nossos amigos para dizer onde estamos fazendo certo e onde precisamos melhorar?

Fico triste quando vejo amizades se desfazerem por bobeira.  Pessoas pararem de se falar porque não aceitam as decisões umas das outras.  Porque são muito egoístas para entender que nem sempre podemos estar presentes (mas também não fazem esforço algum para mudar isso).   E o mais engraçado é que muitas vezes a tal besteira poderia ser resolvida em 10 minutos de conversa.  Falta mais maturidade, menos fofoquinha, menos drama.  Digo isso com razão de causa, porque eu mesma já estive nessa página.  Quem nunca?

Amigos são como estrelas.  Você pode ficar um tempo sem vê-los mas você sabe que eles estão lá.
Amigos são como estrelas. Você pode ficar um tempo sem vê-los mas você sabe que eles estão lá.

O tempo passa. Vamos crescendo e o vestido vermelho, os cachinhos e a chuquinha dão lugar a chapinha e ao sutiã de bojo.  Descobrimos que nem todo o recheio de bolo é gostoso e que um chocolate amargo pode agradar mais que um brigadeiro.  As brincadeiras viram profissões, o Bolinha vira namorado.

E as meninas? Algumas saem do clube porque querem, outras são expulsas, mas aquelas que decidem ficar…. ah, essas são aquelas que não importa o que aconteça, não importa o que você faça, sempre vão te ver de vestidinho vermelho, brincando de boneca.  E você vai vê-las da mesma forma, com o mesmo carinho.

Ou seja, a fórmula é muito simples. Amizades verdadeiras são aquelas que fazem questão de você e se esforçam para isso. E vice-versa. Sem obrigações. Sem cobranças.  As outras?  Aquelas que fazem drama e fofoca e nem querem saber de como eu me sinto? Ah, com as outras eu não brinco mais.  Ou, em palavras de adulta, as outras eu quero mais é que se fodam.

Unknown

Escrito por Isa Schulberg

Isa Schulberg é loira, escritora, jornalista e, nas horas vagas, é psicótica, antropóloga e psicóloga. Quando não está descalça atualizando seu blog, está sempre com os pés em um salto, de olho no que rola por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s